25/04/2024 19:25:44

18/09/2010 00:00:00

Tv Tribuna União


Tv Tribuna União

antonio aragão //

 

Neste sábado (2010 19 set) completa exatos 90 dias da cheia que causou destruição em pelo menos 15 cidades alagoanas, dentre estas, três usinas de açúcar, a começar pela Usina Serra Grande no município de São José da Laje, a exemplo da própria São José da Laje (as duas localidades alagoanas são as primeiras a serem banhadas pelo Rio Canhoto em Alagoas, que nasce no município pernambucano de Canhotinho), seqüenciando o distrito de Rocha Cavalcante no município de União dos Palmares (que recebe os Rios Canhoto que se encontra com o Rio Mundaú) na localidade

 

Em seguida, a fúria da natureza invadiu a parte ribeirinha de União dos Palmares causando a destruição das três maiores ruas da cidade: Demócrito Gracindo, Juazeiro e Jatobá, cujas águas já vieram também da cidade de Santana do Mundaú (primeiro município alagoano a receber o Rio Mundaú que nasceu na cidade  de Garanhuns em Pernambuco).

 

O excessivo volume de água também não poupou a Usina Lajinha em território palmarino, causando danos em toda sua estrutura, inclusive proporcionando que o inicio da safra da cana de açúcar que habitualmente começa em outubro fosse adiada para novembro. Um pouco mais abaixo (cerca de 10 km), a pequena cidade de Branquinha foi literalmente dizimada, e na seqüencia o município de Murici que ainda hoje soma seus prejuízos.

 

Já na região metropolitana de Maceió, ou seja, em Rio Largo o Rio Mundaú e seus afluentes causaram estragos incalculáveis primeiro na Usina Santa Clotilde que também é importante parque fabril, na própria cidade e devastou o bairro conhecido como Cachoeira naquela cidade que outrora foi importante fabricante de tecidos.

 

Após este período desde a cheia, centenas de famílias ainda permanecem em abrigos improvisados a espera da entrega das novas casas longe dos rios para recomeçar nova vida. Enquanto isto, nem sequer as barracas foram concluídas, pois a chuva ainda não parou na região, mesmo faltando poucos dias para a primavera estação que antecede o verão, mas que no Nordeste é ensolarada e quente.

 

Foram quase 30 mortos e milhares de famílias para lamentar as perdas materiais, cujo amanhã, em sua maior parte, ainda é incerto, pois existe a duvida se houver mudança no governo as residências definitivas serão realmente entregues mesmo porque o período eleitoreiro expira no próximo dia 3.

 

A imprensa internacional classificou a chamada “Cheia de Junho” uma das maiores tragédias já registradas em território brasileiro. O mais interessante é que ela ocorreu exatamente no estado mais pobre da nação, com o mais alto índice de mortalidade infantil, menor perspectiva de vida e alto índice de analfabetismo e pobreza – estatísticas que leva a comunidade a desacreditar na promessa do Brasil se tornar um país de primeiro mundo.

 

Veja imagens inéditas dos momentos em que a invasão das águas acontecia nas usinas e nas cidades

 

http://www.youtube.com/watch?v=6fuBUxFmEP4

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News