24/04/2024 12:58:22

09/09/2007 00:00:00

Saúde


Saúde
 Estado de São Paulo enfrenta a pior epidemia de dengue de sua história e as temperaturas que a partir deste mês começam a subir até o verão só facilitam a propagação do mosquito Aedes aegypti. Muito se fala sobre como prevenir a doença (e esse é, realmente, o passo mais importante). Mas como reconhecer a enfermidade, tão parecida com uma gripe nos primeiros sintomas?

Depois da picada do mosquito passam em média três dias (o chamado “período de incubação”) até que os primeiros sinais comecem a aparecer. O primeiro é a febre repentina e muito alta (que pode passar dos 40º C) e os sintomas se desenrolam até mais ou menos uma semana. Conheça abaixo os sintomas das duas formas principais da doença e o tratamento.

A dengue é uma doença séria, mesmo na forma clássica, que não pode ser ignorada. Se o paciente tiver algum outro problema de saúde (por exemplo, no coração) serão necessários cuidados especiais que só um médico pode oferecer. Se tratada a tempo, logo nos primeiros sintomas, a doença não mata, mesmo em sua forma hemorrágica. Por isso, não deixe de procurar um médico ao primeiro sinal.

Conseguir uma vacina é um desafio para os cientistas, porque ela precisa controlar todas as quatro variações do vírus. Enquanto ela não chega, a melhor forma é mesmo a prevenção.

Eliminar totalmente o mosquito Aedes aegypti em um país tropical como o nosso é praticamente impossível, então é extremamente importante evitar que ele venha morar em nossa casa. É necessária a conscientização de todas as pessoas durante todos os dias do ano para retirar e limpar constantemente qualquer objeto que possa acumular água. Em 90% dos casos da doença, o foco do mosquito transmissor está em uma residência.

Caixas d’água e grandes depósitos, como poços e fossas, precisam ser bem vedados. Nos recipientes, não basta trocar a água da plantinha ou colocar água sanitária -- é preciso esfregar as laterais e as bordas, pois é aí que os ovos vivem. Uma coisa que muitas pessoas não prestam atenção: o lixo. Acumular lixo, sacos e detritos é uma excelente maneira de trazer o mosquito da dengue para dentro de casa. A água da chuva pode acumular no local. Terrenos baldios com acúmulo de sujeira precisam ser reportados às prefeituras, para que sejam limpos.

Repelentes e telas são acessórios importantes que evitam que o mosquito entre em casa ou chegue perto das pessoas. Os vaporizadores elétricos devem ser colocados logo ao amanhecer ao no final da tarde, quando os mosquitos estão mais ativos. Mosquiteiros são recomendados nas casas com crianças.

Fonte: G 1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News