23/04/2024 15:13:25

29/07/2010 00:00:00

Municipios


Municipios

Com alagoas24horas // ascom DER

Cícero Pedro da Silva, 66 anos, mais conhecido como Ciço da Ponte, é morador do município de Santana do Mundaú. A sua profissão é vender frutas na cidade de São José da Laje. Para chegar ao seu destino, ele precisa atravessar o Rio Mundaú, utilizando a Ponte Nova, e ter acesso ao povoado de Munguba. Após as enchentes que atingiram Santana do Mundaú e pelo menos 28 cidades alagoanas, Cícero presenciou as águas destruírem a ponte e todas as suas vendas. História parecida tem o agricultor Paulo Francisco Nascimento, 35 anos, que realizava o mesmo percurso para negociar os seus produtos.

A reconstrução do acesso à estrada de Munguba, na cidade de Santana do Mundaú, faz parte do programa de recuperação das estradas e pontes das cidades devastadas pelas chuvas, desenvolvido pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER\AL).

Para dar continuidade às ações do DER, o diretor-presidente do órgão, Marcos Vital, destacou que nesta quarta-feira (28), técnicos do DER realizarão o procedimento de aterro na cabeceira da ponte destruída (lado Munguba) para viabilizar a instalação da ponte provisória (metálica).

Na terça-feira (27), uma vistoria técnica nos municípios de Santana do Mundaú, União dos Palmares, Branquinha e Murici, diagnosticou a situação das estradas e acessos da região. Engenheiros do DER sinalizaram que a utilização de uma ponte metálica do Exército Brasileiro seria a solução imediata para facilitar a passagem dos moradores e evitar possíveis acidentes, já que muitos deles, após a destruição da Ponte Nova, utilizam uma escada improvisada para atravessar o Rio Mundaú.

A ponte móvel será montada pelo Exército Brasileiro e o major Rogério estima que em dez dias, a montagem seja realizada. O prazo para a construção da ponte definitiva é de 150 a 180 dias.

“O Governo do Estado de Alagoas solicitará, junto ao Comando do Exército, que disponibilize o transporte desta ponte, pois ela é proveniente do Rio Grande do Sul. Para isso, pediremos que isso seja realizado por meio dos aviões da Força Aérea Brasileira para dar maior celeridade ao deslocamento”, afirmou o diretor-presidente do DER.

Área de difícil acesso foi visitada por comitiva do DER

Marcos Vital ressaltou que para a construção da ponte definitiva serão utilizados recursos de emergência garantidos pelo governo federal.

A estrada que interliga a cidade de Santana do Mundaú ao município de Correntes, em Pernambuco, foi vistoriada pela comitiva. Técnicos do DER trabalham no local na recuperação da rodovia AL-205, destruída pelas chuvas. “Uma estrada provisória foi construída para possibilitar o acesso aos moradores da cidade alagoana para Correntes, local que muito deles desenvolvem atividades comerciais”, explica o gerente regional do DER, Iran Menezes.

A área de acampamentos provisórios para os moradores nas cidades de Branquinha e Murici também receberam a atenção da comitiva. “O trabalho do DER está na regularização da área com a preparação do terreno por meio do processo de terraplanagem”, indica o diretor de Operações do órgão, Sérgio Lopes.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News