29/03/2024 05:52:14

24/07/2010 00:00:00

Especiais


Especiais

Com aquiacontece // Fonte agência alagoas

O diretor de Operação da Eletrobras Distribuição Alagoas, Nelson Leite, percorreu na quinta-feira (22) algumas áreas onde foram montadas as barracas para acomodar os desabrigados das enchentes nos municípios de Murici e União dos Palmares. Durante a visita, foram identificadas anormalidades nas instalações elétricas dos acampamentos que causam preocupação por representar risco aos moradores.

O problema foi apresentado em uma reunião entre o diretor, o assistente da diretoria de Expansão Adjar Barbosa, a promotora de justiça Cecília Carnaúba e o presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Adriano Augusto. No encontro, foram apresentadas fotografias das instalações e discutidas maneiras para reduzir os riscos aos moradores. Ao final da reunião, ficou acertado que a Eletrobras Distribuição Alagoas encaminhasse ao Ministério Público Estadual (MPE) as especificações corretas para instalação da energia elétrica.

Na recomendação técnica encaminhada pela Eletrobras ficam definidas as condições ideais de instalação, de forma que não comprometa a segurança dos moradores. “Não podemos, em nome da emergência e urgência, abrir mão da segurança”, disse o diretor de Operação Nelson Leite. A instalação recomendada pela distribuidora suportará a carga de uma lâmpada fluorescente, uma televisão, uma geladeira e um liquidificador.

O diretor explicou ainda que se a instalação elétrica não for dimensionada corretamente, poderá provocar aquecimento dos fios que irão entrar em curto circuito, com a possibilidade de causar até um incêndio. Segundo a promotora Cecília Carnaúba, o MPE irá fiscalizar a execução correta e o uso das instalações elétricas pelos moradores, a fim de evitar acidentes com os desabrigados.

CONSUMO – Como um compromisso social da Eletrobras Distribuição Alagoas, o consumo de energia para as barracas instaladas nas cidades afetadas pelas cheias, não será cobrado. “Estamos contabilizando o consumo em medidor coletivo e não iremos cobrar. Tudo sairá como consumo próprio. É uma forma de nós ajudarmos a minimizar o sofrimento dessas pessoas, que já foram tão penalizadas”, disse o diretor Nelson Leite.

Murici foi o primeiro município a receber as ligações coletivas nas barracas, seguido por União dos Palmares. A previsão da Eletrobras é que na próxima semana o município de Rio Largo seja beneficiado com os acampamentos provisórios e, consequentemente, com energia.

De acordo com o assistente de Planejamento e Expansão da Eletrobras, Adjar Barbosa, o trabalho será realizado à medida que as prefeituras e o governo de Alagoas solicitem. A previsão do Estado é que até o final do mês de agosto todas as barracas estejam instaladas nos 15 municípios que decretaram Estado de Calamidade Pública.



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News