25/04/2024 18:39:13

08/09/2007 00:00:00

Economia


Economia

O presidente da Cooperativa Agropecuária de Major Isidoro Ltda (Camila), Avânio Feitosa, previne os produtores de uma possível baixa no preço do leite, devido a uma queda nas vendas do produto, da ordem de 15%.

“Há uma tendência de baixa e se o mercado não reagir, o preço do leite deve cair no mínimo 5% e no máximo 15%. É preciso que o produtor se prepare para esse momento”, informa Feitosa, ressaltando que a partir do próximo dia 15, a Camila vai anunciar o novo preço com a retração.

O presidente da Camila explica, que após um período de alta no preço do leite, como ocorreu entre os meses de maio a agosto, o valor do produto chegou ao pico e, agora, a tendência é que haja um ajuste, ou seja, uma adequação de mercado.

Avânio Feitosa declara, ainda, que o período de baixa está sendo ocasionado por dois motivos. Um deles se está ligado, essencialmente, ao comportamento do consumidor. “Quando há um aumento de preço do produto, esse aumento não é repassado na hora para o consumidor, leva um tempo. Porém, quando isso acontece, é natural que haja uma diminuição da procura por parte do consumidor”, afirma Feitosa.

Outro motivo que influenciará o desaquecimento do mercado, segundo o presidente, está ligado ao período do ano, os meses de setembro e outubro. “Essa é a época de chuvas nos estados que são grandes produtores de leite, Minas Gerais e Goiás. Com o aumento de produção nessas regiões, haverá maior oferta e, portanto, o preço tende a baixar”, completa.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News