26/04/2024 09:10:35

08/07/2010 00:00:00

Municípios


Municípios

Com tudonahora // Fonte assessoria

O juiz da Vara do Trabalho de Palmeira dos Índios, Flávio Luiz da Costa, homologou acordo judicial firmado entre o Ministério Público do Trabalho em Arapiraca e o Município de Tanque D´Arca. O prefeito Roney Tadeu Valença Silva se comprometeu a nomear aprovados do último concurso até dia 30 deste mês, dentro do número de vagas previsto no edital 01/2008.
 
De acordo com a procuradora Jailda Eulídia Pinto, caso descumpra o prazo, o prefeito terá de pagar do próprio bolso multa de 5 mil reais por candidato não nomeado e por dia de atraso. Após as nomeações, Roney também está obrigado a realizar novo concurso para preencher vagas ainda ocupadas por prestadores de serviço. O edital deverá sair até 30 de janeiro de 2011.
 
Se não for publicado até essa data, o prefeito pagará multa de 5 mil reais por cada dia de atraso. O mesmo valor também será cobrado, caso Roney deixe de afastar os servidores irregulares até 30 de julho de 2011.
 
Município é reincidente
 
Em 2008, o MPT entrou com ação de execução na Vara de Palmeira dos Índios, porque o Município havia descumprido termo de ajustamento de conduta, que o obrigava a afastar servidores irregulares e realizar concurso público. Em junho desse mesmo ano, durante audiência de conciliação, um primeiro acordo judicial foi homologado. O prefeito, à época, assumiu compromisso de afastar trabalhadores irregulares até dezembro do mesmo ano. Durante esse período seria realizado concurso público para contratar os aprovados em substituição dos temporários.
 
Pelo acordo, o então prefeito Manuel Valente de Lima Neto ficou obrigado a não admitir trabalhadores irregulares, “ressalvadas as hipóteses de cargos em comissão e as contratações temporárias para atender situações emergenciais”. O município chegou a realizar concurso público para regularizar a situação, mas não nomeou os aprovados.
 
O MPT continuou acompanhando o cumprimento do prazo dado pela Justiça e, em fevereiro de 2010, o caso das contratações irregulares de Tanque D´Arca volta à pauta na Vara do Trabalho de Palmeira dos Índios. A atual administração anulou o concurso realizado pela gestão anterior, propondo um novo concurso em maio deste ano.
 
No entanto, o MPT não aprovou a proposta e teve apoio do juiz, porque prejudicaria os aprovados em concurso anterior, realizado em 2008, ainda em validade.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News