24/04/2024 22:15:34

03/07/2010 00:00:00

Especiais


Especiais

com antonio aragão // grabriel siqueira (colaborador)

Eng. Civil Marcos Carnaúba - Consultor

 

Desde a infância acompanho as cheias dos rios Paraíba e Mundaú quase sempre no inverno quando festejava o São João em Viçosa, terra natal do José Carnaúba meu saudoso pai. O acesso era de trem porque um atoleiro contínuo cobria as rodovias, o Mundaú inundava Satuba e o Paraíba urrava na cidade de Atalaia onde havia uma ponte precária várias vezes destruída pelas enxurradas.

O tempo passou, o progresso chegou, as matas sumiram os rios caudalosos o ano inteiro minguaram plenos de areia e lixo. De vez em quando novas cheias ocorrem com intervalo semelhante à ocorrência de secas, 8 a 10 anos. As cidades ribeirinhas cresceram sobre margens secas, e dezenas de cidades são afetadas quando o rio ocupa um espaço que não lhe pertencia (era da mata) tudo destrói, e o homem reconstroi no mesmo lugar, nesse vai-vem de destruição.

Dessa vez foi diferente, houve um fato novo em situação atípica e atrevo-me, como pesquisador de semi-árido, a explicar o desastre por uma linha de lógica ainda não abordada.

O verão no agreste foi atípico e os açudes e barragens não secaram mantendo os níveis de Água em meia altura e mais alto em várias regiões. No agreste de Pernambuco chuvas de trovoadas ocorrem há meses, sem reflexos nos rios alagoanos porque ali existem milhares de pequenos e médios açudes e barragens que seguraram a Água e vários sangraram.

Surgiu, então, um fenômeno climático retratado pela onda de calor, e temperatura mais alta do oceano, que perdurou durante meses em toda a região de Alagoas e Pernambuco. Desde o início da semana trágica uma onda de ar aquecido fluía do oceano com muita umidade e se espraiava sobre a região. No dia 17 um distúrbio atmosférico que os meteorologistas chamam de Onda de Leste disparou o gatilho ao adentrar no continente, o ar aquecido subiu gerando nuvens pesadas que se transformaram em chuvas torrenciais sobre o agreste de Pernambuco e de Alagoas. Cento e oitenta litros de água por metro quadrado em só são dia são a chuva de um mês inteiro.

Açudes e barragens já quase cheios verteram água em excesso para todos os rios da região, que escoaram em grande velocidade gerando ondas nas cachoeiras e as inundações cujos rastros de destruição estão visíveis. Foi isso. Nada a ver com rompimentos de barragens que continuam lá, ainda vertendo água tão amarga quanto às lágrimas derramadas pelo nosso povo.

Reflorestar as margens ciliares, sim - impõe-se - reconstruir cidades, sim - planejar é missão da engenharia, mas fora das áreas de risco delimitadas pelas cruzes que serão fincadas ‘in memoriam’ dos que se foram.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News