23/04/2024 22:31:56

02/07/2010 00:00:00

Especiais


Especiais

Com ojornal-al // valdete calheiros

As agências da Caixa Econômica Federal localizadas nos municípios de Porto Calvo, União dos Palmares e Palmeira dos Índios irão funcionar, amanhã, dia 3, das 7 às 14 horas para atender, exclusivamente, aos beneficiários do Programa Bolsa Família atingidos pelas enchentes em Alagoas.

Segundo o superintendente da Caixa Econômica Federal, em Alagoas, Gilberto Occhi, em todo o Estado, cerca de 400 mil famílias, recebem o beneficio. “Deste total, aproximadamente 90% já recebeu o valor do Bolsa Família correspondente ao mês de junho. Com a abertura dessas agências neste sábado, esperamos poder atender o restante das pessoas”, explicou, durante entrevista coletiva concedida à imprensa, na tarde de ontem.

Para receber o beneficio, caso a pessoa tenha perdido o cartão do Bolsa  Família deverá levar à agência uma declaração emitida pela prefeitura da cidade a qual o beneficiário mora. A declaração deve atestar que o cidadão mora na cidade e é beneficiário do programa.

Gilberto Occhi afirmou que no momento da efetivação do saque, os funcionários da Caixa estarão providenciando, de imediato, o pedido de emissão da segunda via do cartão do Bolsa Família.

“O documento deverá ser entregue dentro de um prazo de 15 dias. A meta do governo federal é de que nenhuma família atingida pelas enchentes em Alagoas deixe de receber na Caixa os recursos do Bolsa Família”.

Funcionamento das agências da Caixa – Na agência de Porto Calvo deverá ser atendida a população dos municípios de Jacuípe, Jundiá, São Luiz do Quitunde, Matriz de Camaragibe e Maragogi. Na próxima segunda-feira, dia 5, o funcionamento da agência será das 7h às 16h.

A abertura da agência Quilombo dos Palmares, na cidade de União dos Palmares, irá garantir o atendimento aos moradores das cidades de Murici, Branquinha, São José da Lage, Santana do Mundaú e União dos Palmares. Também na segunda-feira, dia 5, a agência estará aberta das 7h às 16h.

Na agência de Palmeira dos Índios, além dos moradores locais deverão ser atendidos os moradores de Quebrangulo.

O transporte dos beneficiários às cidades nas quais as agências estão localizadas será feito, de acordo com a Caixa Econômica Federal, pela respectiva prefeitura.

O superintendente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, lembrou que o benefício do Bolsa Família fica disponibilizado na Caixa durante três meses.

Minha Casa, Minha Vida – Gilberto Occhi também afirmou que o governo federal vai garantir a reconstrução das casas destruídas pelas enchentes através do Programa Minha Casa, Minha Vida.

“Ainda não sabemos detalhes de como será feita a divisão das despesas entre os governos federal, estadual e municipal. Sabemos que o levantamento do quantitativo das unidades será repassado à Caixa que ficará com a tarefa de fiscalização”, adiantou.

“Ao fazer parte do Programa Minha Casa, Minha Vida, o cidadão compromete apenas 10% da renda com o pagamento da prestação do imóvel. É justamente esse restante do valor que será acertados entre as esferas governamentais”, acrescentou Gilberto Occhi.

As casas serão construídas em número suficiente contemplando a todos que perderam suas residências. A única exigência feita pelo próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, é a de que os imóveis sejam construídos em locais diferentes dos atingidos pela tragédia.

CPF – Ainda de acordo com o superintendente da Caixa Econômica Federal, as pessoas, vítimas das enchentes, que perderam seu CPF poderão solicitar, de forma gratuita, a 2ª via do documento na Caixa até o próximo dia 23 de agosto.

Aposentados e Pensionistas – Gilberto Occhi também contou que o Ministério da Previdência antecipou o calendário de pagamento de aposentados e pensionistas das regiões atingidas.

“Nos próximos dias também será disponibilizado um empréstimo referente ao pagamento de mês de pensão ou aposentadoria a ser descontado em 24 vezes sem juros”, explicou.

Em relação à liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias das cidades onde foi decretado estado de emergência ou calamidade, cada prefeitura deverá enviar à Caixa uma relação identificando os locais atingidos.

“Só os trabalhadores cujas residências foram atingidas poderão sacar o FGTS na totalidade. Para essa liberação, estamos aguardando apenas documentação das prefeituras com a relação”, frisou o superintendente.

A Caixa Econômica Federal também está autorizada a operar uma linha de crédito especial para pessoas jurídicas que perderam seus estabelecimentos comerciais na tragédia. A linha terá aumento de limites, redução de juros e aumento do prazo para pagamento.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News