26/04/2024 17:18:36

01/07/2010 00:00:00

Municípios


Municípios

com sertão24horas // renée le campion

O comércio da maior produção de laranja lima do Brasil, em Santana do Mundaú, na região norte de Alagoas, está parado por conta da enchente que atingiu os municípios localizados no interior do Estado. Devido à falta de acesso às plantações, ainda não foi realizado um levantamento preciso dos prejuízos, mas estima-se que as propriedades próximas aos rios tiveram uma perda de 40%, e as localizadas nas encostas, de 10%.

O Arranjo Produtivo Local (APL) Laranja no Vale do Mundaú é formado pelos municípios de Santana do Mundaú, Branquinha, São José da Laje, União dos Palmares e Ibateguara, sendo o último o único que não foi atingido pelos prejuízos gerados pelas águas. Já a cidade de Santana do Mundaú, que detém 90% da produção estadual, foi completamente destruída. Com 99,7% da população afetada, muitos dos produtores de laranja lima do município perderam suas casas, e não contam mais com sua principal fonte de renda.

As crateras e o barro nas ruas e ladeiras das cidades impedem que a coordenação do Programa de Arranjo Produtivo Local (PAPL) possa verificar a situação das propriedades. Contudo, equipes da área de infraestrutura já trabalham para que o acesso aos municípios seja reconstruído, e uma reunião marcada para a próxima segunda-feira (5), no auditório do Banco do Nordeste, deve traçar os planos emergenciais para a recuperação de estradas e pontes.

“As plantações foram afetadas, mas não da mesma forma que os municípios, já que a maior parte das propriedades fica localizada em morros e distante dos rios. Mas com toda a destruição, especialmente em Santana do Mundaú, torna-se impossível a comercialização da fruta”, lamenta Leila Flávia, gestora do APL.

O presidente da Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima (Cooplal), Antônio Carlos, perdeu a casa, mas articula, em Maceió, uma campanha para atender às necessidades dos produtores. “Recentemente, a cooperativa adquiriu, através da Agência de Fomento de Alagoas (Afal), uma máquina beneficiadora de laranja, que será instalada na Central de Abastecimento de Alagoas (Ceasa), com apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural de Alagoas (Ideral)”, completou a gestora Leila Flávia.

APL – O APL Laranja Vale do Mundaú possui cerca de 4.100 hectares e conta com 2.500 produtores familiares, organizados em associações e pela Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima (Cooplal).



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News