20/04/2024 01:25:49

03/09/2007 00:00:00

Religião


Religião

Cerca de cem mil pessoas participaram da Romaria de Frei Damião, no município de São Joaquim do Monte, no Agreste de Pernambuco, desde quinta-feira (30). O evento foi encerrado no fim da tarde deste domingo (2), quando uma missa em homenagem do capuchinho reuniu os fiéis na Igreja Matriz da cidade. 

Segundo o padre Pedro Antonio Filho, a romaria atraiu pessoas de vários estados para lembrar de Frei Damião. Há fiéis de Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Bahia. "Tem muita gente desta vez. É impressionante como o povo se identifica com Frei Damião. Veio gente de todo o país."

Os fiéis podem visitar o santuário onde fica a estátua do frade capuchinho. O local fica no Alto do Cruzeiro, o ponto mais alto da cidade, a 500 metros acima do nível do mar.

Frei Damião morreu no Recife, no dia 31 de maio de 1997, depois de passar 25 dias internado no Hospital Português, com graves problemas de insuficiência respiratória. Seu corpo foi embalsamado e velado durante três dias na Basílica da Penha e no Estádio do Arruda.

Desde quinta-feira, os romeiros seguiram descalços, carregaram cruzes e manifestaram gratidão por graças alcançadas. O objetivo é chegar no Alto do Cruzeiro, onde está estátua de Frei Damião, esculpida em argila e cimento. A obra mede 3,80 metros de altura e pesa 3,5 toneladas.  

Entre as graças atribuídas ao religioso está o aumento do nível da chuva neste período do ano na região. O índice chegou a 56,9 milímetros em agosto, o maior dos últimos seis anos.
A chuva contribuiu para o aumento da safra de inhame, tomate, repolho e pimentão, de acordo com a Secretaria de Agricultura de São Joaquim do Monte. Mais de 2 mil famílias vivem da agricultura na cidade. "Também conseguimos armazenar água para garantir que as próximas safras também sejam fartas", frisou o secretário Pedro Ananias de Melo.

* (Com informações da TV Asa Branca)

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News