Os candidatos que participaram do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 podem verificar agora seus resultados de forma individual através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC).
O procedimento de consulta exige login na plataforma Gov.br, garantindo maior segurança e praticidade para os envolvidos.
As pessoas aprovadas na chamada regular devem iniciar o processo de matrícula a partir do dia 2 de fevereiro, conforme o período estabelecido no edital de cada instituição pública de ensino superior que participa do programa.
O Sisu visa ampliar o acesso às universidades e institutos federais de todo o Brasil, democratizando o ingresso em instituições públicas de educação superior que adotaram o sistema de seleção.
Para quem não foi selecionado nesta etapa, há a possibilidade de entrar na lista de espera. Os interessados devem manifestar essa intenção entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, também pelo Portal Único.
O procedimento de convocação para a lista de espera ocorrerá na ordem de classificação da chamada regular, porém apenas os candidatos que indicaram interesse terão chance de serem chamados.
A convocação será feita diretamente pelas instituições às quais o estudante se inscreveu.
Importante destacar que o participante pode participar da lista de espera de apenas um curso. É fundamental consultar os canais oficiais das universidades ou institutos envolvidos para verificar regras, prazos e procedimentos específicos de cada instituição.
O maior número de instituições participantes do Sisu é composta por universidades e centros federais de ensino superior.
De forma inédita nesta edição, estudantes que tenham realizado pelo menos uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – nos anos de 2023, 2024 ou 2025 – tiveram direito a se inscrever para concorrer às vagas ofertadas pelas instituições integrantes do sistema, ampliando as oportunidades de ingresso ao ensino superior público no país.