19/04/2024 17:50:40

01/09/2007 00:00:00

Alagoas


Alagoas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apresentou hoje os resultados preliminares da Contagem da População 2007 dos 5.435 municípios brasileiros. Em Alagoas, a população aumentou desde o último Censo, realizado no ano 2000, quando tínhamos 2.822.621 habitantes.

De acordo com os números preliminares, agora o Estado tem 2.938.130, mas em 37 municípios, o número de habitantes diminuiu. Os piores casos são em Maravilha e Anadia, onde o repasse do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM, também pode diminuir caso os dados sejam mantidos.

Para o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Jarbas Omena, a perda desses dois municípios – equivalente a R$ 73 mil por mês – pode comprometer ainda mais a situação deles.

“Eles vão perder também na área da Saúde, já que a emenda 29 destina uma parte de recursos do município para o setor, e também devem sofrer com a diminuição da verba para a Educação”, alertou.

Censo não termina em Alagoas

Em Alagoas, o Censo envolveu mais de 1.580 trabalhadores contratados temporariamente pelo IBGE para contar a população em 102 municípios alagoanos e, ainda, visitar 124 mil estabelecimentos agropecuários em todo Estado.

Mesmo com esse esforço, a contagem populacional ainda não terminou. De acordo com o IBGE, ainda faltam revisões em cerca de 20 municípios.

Distante apenas 28 quilômetros de Maceió, Rio Largo é um exemplo. Lá, o coordenador do Censo, Carlos Augusto, conta que o maior problema é com os domicílios fechados.

“Nós temos 308 domicílios fechados. Em apenas um setor, há pouco mais de cem casas fechadas. Mas esse número é pouco e nós esperamos fechar tudo até segunda-feira”, explicou, acrescentando que, para municípios o prazo vai até o dia 12 de setembro.

Objetivos

O objetivo da contagem populacional é buscar uma distribuição mais justa do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), cujos percentuais de repasse variam conforme o tamanho da população nas cidades até 170 mil habitantes. Acima dessa faixa, os valores são fixos.

Sem o Censo e a contagem da população --que deveria ter sido feita em 2005--, o IBGE faz estimativas populacionais, que podem ficar distorcidas devido aos movimentos migratórios.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 31
Notícias Agora
Google News