26/04/2024 00:37:42

29/08/2007 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

Foi divulgado na manhã de hoje que no próximo dia 15 de setembro, toda maquinaria da Usina Laginha, a maior e mais moderna indústria da região norte alagoana começa a ser aquecido, prenunciando-se para os próximos cinco dias conseqüentes o inicio da moagem período 2007/2008.

 

A noticia foi bem recebida pela comunidade, pois se comenta que o parque fabril até o próximo mês de março ou abril do ano vindouro empregará cerca de quatro mil funcionários rurais (atualmente já existem 1800 em atividade), 500 para a indústria e pessoal de apoio, além dos empregos indiretos, absorvendo uma mão de obra de quase seis mil pessoas que estão sem trabalhar.

 

Dados ainda não oficiais dão conta que está nos planos da empresa cujo presidente é o empresário João Lyra, será colhido neste período cerca de 700 mil toneladas de cana, das quais 320 vindas de fornecedores e 480 de terras pertencentes ao complexo alcooleiro, e cujo resultado final, segundo previsão redundará na fabricação de 85 milhões de litros de álcool combustível.

 

A reação do comércio

 

A expectativa é que o comercio em sua totalidade tenha a venda aquecida em todos os sentidos: a compra de parte de insumos na cidade para o consumo da empresa, a estação é primavera que antecede o verão, as festas de final de ano aproximam-se, tudo leva a crer que o município de União dos Palmares passe nos próximos dois anos a explorar o turismo, e a Usina Laginha moendo, até a fome que assola o estado, ao menos nesta região é amenizada. A empresa tem como critério o pagamento semanal a seus funcionários.

 

A importância da empresa para a região

 

Laginha, desde a década de 50 quando foi adquirida pelo empresário João Lyra se tornou o esteio da economia regional. Abrangeu as pequenas propriedades rurais, e mesmo provocando o êxodo rural, ao longo dos tempo e com a modernização voltou a abranger a mão de obra do município e hoje é tida como a redenção econômica de toda região conhecida como “Zona da Mata”, que apenas dispõe de uma empresa similar no vizinho município de São José da Laje, mesmo assim, em proporções de competitividade bem menores.

 

Da Redação

 

 

 

 

 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News