27/04/2024 01:01:49

28/08/2007 00:00:00

Brasil


Brasil

A neblina impediu que os paulistanos admirassem o eclipse total da Lua, que aconteceu nesta terça-feira (28). O eclipse começou às 5h50, no horário de Brasília. A previsão é que a sombra da Terra encubra totalmente a Lua às 7h37.

Eclipses lunares acontecem quando a Terra se coloca entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra no satélite.

A eclipse total acontece quando a lua cheia está alinhada com a Terra e o Sol, como na madrugada de hoje. No eclipse total, o tom avermelhado revela as condições do nosso planeta.

“Esse avermelhamento da Lua pode indicar a situação em que a nossa atmosfera se encontra, a poluição em que a nossa atmosfera se encontra.


Quanto mais poluída, mais avermelhada vai ser a Lua durante a fase de totalidade”, explica o astrônomo Renato Las Casas.

Na região sul do Brasil, a visão do eclipse foi prejudicada em função mau tempo, que encobriu o céu. No Rio de Janeiro, centenas de pessoas se aglomeraram na Pedra do Arpoador para acompanhar o eclipse.

O fenômeno pôde ser conferido ao menos em parte de todos os continentes, incluindo a América do Sul. Somente a África e a Europa, porém, assistiram ao evento completo, que se iniciou às  5,50 horas e se prolongou até as 7,57 (horário de Brasília) da terça-feira..

Este foi o eclipse mais longo dos últimos sete anos. Quando chegou ao seu máximo, longe dos olhos dos brasileiros, a Lua terá um brilho avermelhado. Nesse ponto, totalmente encoberta pela sombra da Terra, ela deve ficar por uma hora e meia, muito mais do que o normal.

 Fonte G1

 

 

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News