18/04/2024 22:28:34

17/08/2007 00:00:00

Meio Ambiente


Meio Ambiente

Órgãos ambientalistas de Alagoas estão preocupados com o aparecimento do peixe pirambeba na Lagoa Manguaba. O alerta foi dado na semana passada pela Federação dos Pescadores do Estado, durante uma reunião no município de Pilar que reuniu poderes públicos municipais e estaduais, ONG’s, colônias de pescadores e sociedade organizada. De acordo com relatos de pescadores, a espécie tem aparecido com freqüência na lagoa nos últimos seis meses.

A pirambeba é um peixe carnívoro, parente das piranhas, e se torna agressivo quando ameaçado. É nativo de várias bacias hidrográficas do Brasil, como a do Amazonas, do Paraguai, do Paraná, do Tocantins e do São Francisco, sendo mais freqüente em águas paradas ou rios de pouca correnteza. Em Alagoas é comum encontrá-lo na Várzea da Marituba, bacia do rio São Francisco.

“A proliferação da espécie é considerada preocupante, porque ameaça o futuro de algumas modalidades de pesca”, afirma José Francisco de Oliveira, pescador aposentado de Marechal Deodoro. Segundo ele, a pirambeba está comendo as carapebas, tilápias, curimãs e bagres que estão malhados nas redes, além de estragar as próprias redes. Isso pode resultar num grave problema social, já que muitas famílias sobrevivem da pesca. “Temos medo ainda que a pirambeba chegue até a Lagoa Mundaú”, observa apreensivo o pescador.

O receio do seu José Francisco tem mesmo fundamento. O que se sabe é que a pirambeba é um peixe de água doce; não há relatos de sua presença em estuários e/ou em águas salgadas. Contudo, nesta época do ano, grande parte do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba recebe quantidade considerável de água doce, proveniente das chuvas. Presume-se que a espécie possa atingir a Lagoa Mundaú através do Canal de Dentro, também chamado de Canal da Assembléia, pelo lado oeste da Ilha de Santa Rita.

De acordo com o ambientalista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Fernando Veras, a eliminação da espécie naquele local é muito difícil, haja vista a dispersão do peixe e a grande extensão da lagoa. “O aparecimento da pirambeba ocorria principalmente na foz do rio Paraíba, na época do verão. Hoje, a espécie já está sendo capturada em Marechal Deodoro, a muitos quilômetros dali”, explica.

Uma nova reunião ficou agendada para a próxima terça-feira (21), também em Pilar, onde serão repassadas aos presentes informações sobre a pirambeba e as formas de convívio com a espécie. Peixes também serão capturados para que se faça sua identificação científica.

Com agência alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News