19/04/2024 15:53:18

17/08/2007 00:00:00

Saúde


Saúde

 

Na próxima segunda-feira, 20 de agosto, tem início a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil (poliomielite), que prossegue até o 31 de agosto, sendo que o sábado (25), será marcado como o Dia D da campanha, quando o Brasil inteiro se mobilizará, visando alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, como forma de garantir o contínuo sucesso no controle epidemiológico da doença no País.

Em Alagoas, a Secretaria Estadual de Saúde planeja vacinar 345.147 crianças na faixa etária de zero a 4 anos de idade com as duas doses da vacina oral. A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Arlete Rodrigues, lembra que todas as crianças na faixa entre zero e 4 anos devem tomar a vacina, inclusive as que foram imunizadas na primeira etapa, ocorrida no período de 11 a 22 de junho.

No sábado, dia 25, a abertura oficial da campanha será no município de Teotônio Vilela, às 8hs, com a presença do secretário estadual de Saúde, André Valente e demais autoridades da área de Saúde do Estado e do município, bem como do prefeito de Teotônio Vilela.

Conforme explicou Arlete Rodrigues, as coberturas vacinais de campanhas contra Pólio apresentaram, nos últimos anos, um decréscimo neste indicador, apresentando uma homogeneidade insatisfatória em seu território de abrangência, proporcionando fator de risco para a reintrodução do polivírus selvagem nessas áreas de baixas coberturas vacinais, uma vez que existe a tendência ao acúmulo de suscetíveis, o que justifica as vacinações massivas em todos esses anos.

As vacinações em massa vêm contribuindo diretamente para a melhoria de coberturas vacinais de rotina, para a implementação da rede pública de saúde, a sensibilização da sociedade para os benefícios das imunizações, para a educação em saúde e para a concretização dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, quando sua meta é alcançar cada criança em todos os cantos do país.

“São momentos com estes, de grande mobilização que dispomos e devemos aproveitá-los ao máximo, em prol da garantia da não reintrodução da doença em nosso território”, reforçou a coordenadora

Jipeiros e Rotary Club - Mais uma vez, a Secretaria de Saúde do Estado vai poder contar com o apoio voluntário dos jipeiros de Maceió e de Arapiraca, para ajudarem as equipes de vacinadores no transporte até as áreas de difícil acesso, para garantir que nenhuma criança fique sem a vacina. Além disso, dirigentes do Rotary Club também já fizeram contato com o PNI oferecendo-se para ajudar Alagoas a conseguir atingir a meta de cobertura vacinal.

Com agência alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 31
Notícias Agora
Google News