26/04/2024 19:56:32

16/08/2007 00:00:00

Cultura


Cultura

A medida deve causar bastante polêmica. Uma lei municipal vai proibir que menores de idade façam tatuagens e piercings, com exceção da colocação de brincos nos lóbulos das orelhas. A informação é do artigo 10º, da lei 5.765, publicada na edição desta quinta-feira, no Diário Oficial do Município.

Essa é uma das normas da lei, que regulamenta as condições de funcionamento dos estúdios de tatuagem e piercing em Maceió. O projeto de lei foi feito pelo vereador Robson Calheiros e sancionado pelo prefeito Cícero Almeida.

A nova lei também estabelece que os estabelecimentos devam contar com cadastro dos clientes atendidos e livro de registro de acidentes ou possíveis incidentes que ocorram com as pessoas que fizeram tatuagens ou piercings.

No que se referem à estrutura física, os estabelecimentos devem contar com água potável e esgoto sanitário; dimensão mínima de seis metros quadrados e largura mínima de 2,5 metros lineares; piso revestido de material liso, impermeável e lavável; e pia com bancada e água corrente.

A lei também proíbe o funcionamento de estúdios de tatuagem e piercing em sótãos e porões de edificações ou locais insalubres. Ainda consta a obrigação de práticas de higiene, como o uso de luvas e instrumentos esterilizados.

As normas já entraram em vigor a partir de hoje e os estabelecimentos têm 60 dias para fazer as mudanças e adaptações necessárias.

Higiene

O tatuador Luk, chegou a explicar para a equipe do Alagoas 24 Horas que existe um padrão internacional de higiene exigido pelos profissionais que fazem tatuagens e piercings.

Com mais de 15 anos de experiência adquirida em Santa Catarina e em vários cursos de especialização, o tatuador diz que é preciso respeito e materiais adequados.

Dicas do tatuador são procurar por uma loja e um profissional preparado com materiais adequados, com higiene, para que não haja risco do contágio de doenças, como a Hepatite B; escolher bem o motivo do desenho; e sempre lembrar que a tatuagem ou o piercing deve ser proporcional ao local do corpo escolhido, já que cada local exige um desenho ou o tamanho adequado do piercing.

“O importante é que a pessoa encontre seu estilo, os gostos são os mais variados possíveis”, conclui Luk.

Com alagoas 24 horas // Elaine Rodrigues



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News