19/04/2024 22:56:48

16/08/2007 00:00:00

Interior


Interior

Localizado na região Agreste distante de Maceió 133 quilômetros com uma população de 79 mil habitantes de acordo com o ultimo censo do IBGE, o município de Palmeira dos Índios comemora no próximo dia 20 deste mês, 118 anos de emancipação política. Conhecida e divulgada como Cidade do Amor em função da lenda criada com relação a sua origem. A cidade não tem muito a comemorar na sua data de criação.

Ao longo das ultimas décadas o município sofreu sério declínio sócio econômico em razão de péssimas administrações falta de projetos, e, sobretudo a busca de projetos e soluções para o desenvolvimento municipal. Nos últimos anos, a agricultura local alicerçada principalmente na produção de pinha e banana sofreu forte declínio. O comércio foi penalizado com o fechamento de várias empresas de pequeno e médio porte. O problema foi agravado com o desemprego e a falta de políticas públicas.

A empresa Algolim beneficiadora de algodão que oferecia empregos diretos na cidade e indiretos no campo encerrou suas atividades. Uma empresa de torrefação de café também seguiu o mesmo caminho da paralisação das atividades provocando desemprego.

Atualmente, a única indústria em atividade no município é a Indústria de Laticínios de Palmeira dos Índios - Ilpisa, que oferece cerca de 300 empregos diretos. A empresa está estabelecida em Palmeira dos Índios desde outubro de 1968. Outro empregador no município é a prefeitura Municipal e o Hospital Santa Rita que infelizmente atravessa séria crise financeira.

Obras paralisadas

A maior obra do município, com recursos do governo federal, a Barragem do Balsamo que seria a redenção econômica do município com produção de alimentos através de projetos de piscicultura e irrigação está com as obras paralisadas.

A obra de grande importância social localizada entre os estados de Alagoas e Pernambuco nos municípios de Palmeira dos Índios e Bom Conselho já consumiu recursos na ordem de 13 milhões e está orçada em 20 milhões. No local do canteiro de obra tudo está abandonado e muito da obra que foi realizado se deprecia pela ação do tempo.

O Instituto Médico Legal uma obra do governo do Estado, estimada em apenas R$ 300.000,00 está com as obras paralisadas. O município não deu praticamente nada em contrapartida. O terreno foi doado a Prefeitura pelo empresário, Eugenio Sampaio que em seguida a Prefeitura fez a doação ao Estado. A Prefeitura atirou com a pólvora alheia para garantir a obra, Eugenio Sampaio também fez a doação pensando no retorno em seu beneficio.

O terreno para a construção do IML de Palmeira dos Índios fica ao lado do cemitério particular da sua família o Campo Santo Parque do Agreste as margens da BR-316. As obras da extensão da Universidade Estadual de Alagoas as margens da Al-115 no município com recursos do Estado e uma emenda do ex-deputado federal Helenildo Ribeiro falecido no final do ano passado também estão com os serviços paralisados

Com Alagoas 24 horas // Roberto Gonçalves



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 32
Notícias Agora
Google News