24/04/2024 16:11:48

10/08/2007 00:00:00

Saúde


Saúde

Durou cerca de três horas a Audiência Pública (entre 10,0 e 13,00) realizada no plenário da Câmara Municipal de Vereadores sobre a temática da dengue, que tem sido tema de intensos debates desde o ultimo sábado, quando uma estudante de 19 anos morreu presumivelmente picada pelo mosquito transmissor da doença em um bairro periférico da cidade.

 

Diversas autoridades do setor de saúde estiveram presentes, entre estas a Secretária de Saúde do Município doutora Rosário Pedrosa, a Secretária Adjunta da Mesma Pasta Maria Laura Feitosa, o Vice-Prefeito e Secretário de Educação Dr. Areski Filho, Ana Teresa Alves Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Josinaldo Correia Coordenador de Endemias, Raul César Diretor do Hospital São Vicente de Paulo, Isolda Lima Responsável Técnica pelo Programa Vigilância da Dengue, Doutor Luiz Virginio Coordenador Estadual das Endemias da SESAU (Secretaria de Estado da Saúde e Assistência Social) o médico Juarez Ferreira diretor de uma casa de saúde local, e Junior Representante do Conselho Municipal de Saúde.

 

As igrejas também estiveram presentes, representadas pelos pastores Luciano Felix e Leandro Lins (da igreja Adventista do Sétimo Dia) e Edson da igreja Batista Betel, além dos párocos da igreja católica Iranjunio e Francisco. Apenas um membro da imprensa (que dirige um blog na cidade) que levantou toda a questão esteve presente, a exceção da equipe de reportagem de A TRIBUNA DE UNIÃO.

 

De iniciativa concreta resultante dos debates e exposições técnicas (assistidas por um número resumido de populares), ficou acrescentando as providências já tomadas pela secretaria de Saúde que as escolas deveriam participar de forma efetiva na campanha educativa nos bairros em que estivessem localizadas, tendo o secretário de educação desde já marcado para a próxima segunda feira uma reunião com todos os diretores e lideres comunitários.

 

O Dr. Luiz Virgilio Coordenador Estadual de Endemias disse aos vereadores, secretários e presentes que “infelizmente o problema não se restringe a pontos isolados do estado de Alagoas, mas sim ao Brasil como um todo, e que dentro das possibilidades governamentais dentre eles a erradicação de besouro transmissor da dengue (que depende em 80% da colaboração da comunidade) está sendo efetuado um trabalho a nível nacional abrangendo Alagoas, por conseqüência, União dos Palmares”.

 

A secretária de saúde do município doutora Rosário Pedrosa ao apresentar os trabalhos já realizados por sua pasta e a serem realizados dentre eles uma campanha de prevenção junto à comunidade voltou a repetir que toda a estrutura de sua secretaria inclusive ambulâncias estão à disposição do povo em regime de prontidão, e voltou a enfatizar que “pouco ou nada poderemos fazer sem a participação popular” concluiu.

 

Da Editoria – Antonio Aragão

 

 

 

 

 

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News