18/04/2024 11:12:58

09/08/2007 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

A repórter da Rede Globo de Televisão Beatriz Castro e a equipe da Globo Nordeste pousaram na manhã desta quinta - feira, em helicóptero da empresa no estádio municipal Orlando Gomes de Barros em União dos Palmares, de onde seguiram para as serras do município com o intuito de registrar o desmatamento criminoso registrado nos últimos tempos na Zona da Mata alagoana.

 

Embora chovesse muito, Beatriz coletou alguns dados como a localização da “Serra dos Frios” e “Serra da Barriga”, (montanhas mais elevadas do município) cuja precária situação, devidamente registrada pela midia deverá ser levada ao ar em cadeia nacional nos próximos dias, fato não confirmado pela repórter quando argüida pela TRIBUNA DE UNIÃO.

 

“Serra dos Frios”

 

A Serra dos Frios é uma das principais reservas da Mata Atlântica do Nordeste. O elevado, cuja altura estima-se em quase quatrocentos metros, permitia, dado a abundancia de sua vegetação excelentes mananciais de água potável, permitindo inclusive que a cidade fosse abastecida com sua água, sem a necessidade de (literalmente) se adicionar produtos químicos por sua pureza e cristalinidade. Com o êxodo rural dos últimos 20 anos e o preço exorbitante do gás natural de cozinha, todos os dias são registrados dezenas de populares carregando em lombos de burro, carrinhos de mão e até camionetas a madeira extraída da mata virgem que outrora media mais de 800 hectares, restringindo-se agora a pouco menos de 150 que continua sofrendo com a retirada da madeira, razão pela qual já está sendo notada a deficiência de algumas fontes naturais de água.

 

Proprietários da região afirmam ainda com relação à “Mata dos Frios” que o desmatamento é o responsável pelo desequilíbrio climático que a região vem se submetendo ultimamente, e culpam o governo que até cerca de cinco anos passados mantinha um pelotão de Policia Florestal com um efetivo de 20 policiais encarregados de fiscalizar a mata, mas que foram inexplicavelmente recolhidos ao quartel da PM deixando a mata totalmente desprotegida e vulnerável. Um fazendeiro que não quis se explicar disse que “já foram feitas várias fiscalizações pelo IBAMA e Meio-Ambiente, porém, como existem alguns coronéis na região que têm interesse em desmatar a área para plantio de capim e roça, ninguém nunca foi punido pelo crime ambiental”.

 

“Serra da Barriga”

 

Outro crime contra a natureza é o atual estado da mata nativa da Serra da Barriga, ponto histórico de União dos Palmares, embora em passado recente o Exercito Brasileiro tenha enviado um contingente com especialistas em botânica para reflorestar o elevado com 405 metros de altura e que foi palco do primeiro Grito de Liberdade do Brasil. Ainda hoje se pode comprovar a presença de centenas de mudas principalmente de palmeiras expostas a intempéries, pois o próprio exército em menos de três meses, inexplicavelmente deu a missão por encerrada, desconhecendo-se o motivo.

 

A Fauna

 

“Cerca Real dos Macacos” foi uma das primeiras denominações da atual União dos Palmares pela existência em abundância de símios de todas as espécies na região (hoje, infelizmente, extintos), que também tinha pássaros silvestres e raros, até mesmo araras. O que restou, em alguns açudes região são pequenos jacarés, mesmo assim caçados impiedosamente por caçadores inescrupulosos, num verdadeiro atentado contra a natureza, sem se falar nas conhecidas “queimadas” na cana de açúcar (principal fonte da renda da região) que além de haver substituído a vegetação nativa contribui para o extermínio da fauna ainda existente.

 

Da Editoria – Antonio Aragão

 

 

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News