26/04/2024 21:09:58

09/08/2007 00:00:00

Polícia


Polícia

Avenida Fernandes Lima, próximo ao Cepa. Lá há uma passarela, mas estudantes teimam em se arriscar e passam correndo entre os veículos. No Centro de Maceió, próximo ao calçadão do comércio, a cena de desrespeito foi flagrada pela reportagem do Alagoas 24 Horas – existe uma faixa de pedestres, mas as pessoas passam antes ou depois da sinalização.

Já na avenida Governador Lamenha Filho, no bairro do Feitosa, quem desrespeita as leis do trânsito são os motoristas. Em frente a dois colégios da avenida há faixas e até agentes de trânsito, mas o que se vê são motoristas apressados, que mal olham os pedestres e passam desrespeitando a faixa, até mesmo com os apitos do agente.

As brigas entre pedestres e motoristas são antigas, mas o que se vê em Maceió é que as sinalizações não são respeitadas, nem por pedestres, nem por motoristas, claro que, com as devidas exceções.

Hoje, no Dia do Pedestre, não foi difícil encontrar flagrantes de desrespeito. No entanto, o que motoristas e pedestres não sabem é que há penalidades para essas infrações, no Código Brasileiro de Trânsito.

O capitão Marcelo Amâncio, que preside a Banca de Examinadores do Detran explica que motoristas que desrespeitam as regras, em relação ao pedestre, quando deixam de parar para a travessia das pessoas e também quando ultrapassam em cima da faixa de pedestres, podem ser autuados por infrações gravíssimas. "Esses perdem sete pontos na carteira de habilitação e pagam multa de R$ 191,54", afirmou.

O Código Brasileiro de Trânsito também fala dos pedestres. Não atravessar na faixa ou atravessar subitamente na frente do veículo é considerado infração leve, que pode render multa de R$ 28,11, o equivalente a metade da multa da infração leve cobrada dos motoristas ou ainda uma pena alternativa.

"O juiz pode ainda pedir que o infrator cumpra a pena fazendo um curso de segurança viária", explicou.

Campanha

Nesta quarta, Dia Nacional do Pedestre, a Superintendência Municipal de Trânsito abriu a campanha educativa que será realizada semanalmente até outubro, quando será promovida uma campanha mais ampla, tendo como tema “Respeite a Faixa da Vida”.

O principal objetivo desse trabalho é reduzir os índices de acidentes de trânsito envolvendo pedestres, que hoje, em Maceió, são de 13,66%.

Com alagoas 24 horas // Elaine Rodrigues



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News