24/04/2024 15:03:48

10/02/2010 00:00:00

Municípios


Municípios

com cadaminuto // angelo farias

A população de Arapiraca esta em alerta, os usuários de aparelhos celulares, da operadora TIM, estão recebendo diariamente, torpedos com mensagens informando que o aparelho foi premiado no quadro Construindo um Sonho do SBT, com uma casa no valor de 60 mil reais.

O golpe é muito chamativo, mas comete uma falta grave quando pede para que o usuário do telefone ligue grátis de um telefone fixo urgente, para o numero 041-85-9664-9687, e coloca uma senha (2530),o golpe é percebido pelos mais atentos, visto que ligando desta maneira jamais a ligação será gratuita,pois ao usar o código 41 ,estará usando o código da TIM interurbano.

Outra falha é que o numero deixado para contato é de um celular, o que não procede quando uma empresa de grande porte com o SBT pede um contato. Outra mensagem utilizada é que o usuário ganhou um carro zero quilometro e do mesmo modo terá que entrar em contato com outro numero com o código do mesmo estado do Ceara

Golpe

Um golpe que usa o nome do canal de televisão SBT em mensagens telefônicas distribuídas a partir do Nordeste vem atingindo usuários incautos em todo o País, prometendo prêmios como carros e casas.

Em uma versão digital do popular Conto do Vigário, a promessa de recompensa exige um ônus – no caso das mensagens, o usuário é obrigado a comprar um número determinado de cartões de recarga para celulares pré-pagos como “prova do interesse”.

Tecnicamente, o golpe tem nome: é chamado de phishing, ameaça de segurança em que os criminosos usam mensagens para convencer o usuário a dar algo próprio em troca de um prometido prêmio.

A prática de phishings em celulares, porém, é recente (com pequenas variações de prêmios e discursos, os primeiros casos do tipo começaram a pipocar no Brasil em 2006) e se beneficia da expansão da base de celulares.

O envolvimento do seu nome fez com que a emissora de TV publicasse um alerta para visitantes do seu site, alegando que “o SBT não entra em contato com os ganhadores por mensagem de texto e jamais (...) exige a compra de algum produto em troca”.

Segundo a empresa, as primeiras reclamações relacionadas ao golpe que envolvia o nome da emissora fundada por Sílvio Santos foram registradas no começo de 2007 e sempre envolveram o programa do apresentador Gugu Liberato.
O mais preocupante e até hoje nenhuma posição foi tomada é que código 085, que sempre aparece nas mensagens, engloba a região metropolitana de Fortaleza, no Ceará. Dados também confirmados já pela Anatel



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News